11.9.16

Vamos falar sobre orientação romântica

Olá, humano!

Antes de mais nada, gostaria de dizer que esse tipo de assunto, vasto e complexo como a sexualidade e orientação romântica do ser humano me deixa insegura, e que isso não é definitivo e que poso sim cometer erros ou me enganar, por favor, use os comentários se esse for o caso!

Na tentativa de não presumir que todo mundo possui o mesmo conhecimento prévio que eu (o que nem é tanto), vamos a uma pequena introdução:

Você muito provavelmente sabe o que é orientação sexual. Mesmo assim, Orientação sexual é o que determina por quem uma pessoa sente atração sexual - vontade de beijar, por exemplo encaixa aqui. Isso, até onde li, não está relacionado com desejo sexual. Atração é direcionada a alguém, desejo não.Costumo pensar que a orientação sexual é divida em dois grandes grupos. Quando há e quando não há, são eles:

Alossexual: quando o individuo sente atração sexual
Assexual:  quando não sente atração sexual. (gente, não é assexuado, assexuado é o ser vivo que não se reproduz por ato sexual, o ser humano sim, então uma pessoa jamais poderia, ser, né non? assexuaL.) Não é porque uma pessoa é assexual que ela não pode/têm relações sexuais  ou que não gosta. Mais uma vez, é relacionado a atração. A vontade direcionada a alguém.

Entre esses dois, existe a grey area, área cinza, quando o individuo só sente atração em determinada circunstância (por exemplo, os demissexuais - precisam ter um vínculo com a pessoa para poderem sentir atração sexual), ou em raros momentos ao longo da vida. Não é uma ausência total, por isso não é assexual. 

Conseguindo acompanhar? Então vamos em frente. 

Dentro do "grupo" dos alossexuais, exitem as subdivisões, essas mais conhecidas por nós:

Heterossexual: atração pelo gênero oposto ao seu. Homem por Mulher, Mulher por homem*
Homossexual: atração pelo mesmo gênero que o teu. Mulher por mulher, homem por homem.
Bissexual: por ambos os gêneros. mulher que sente atração sexual por homem e mulher e vice versa.
Panssexual: sente atração sexual independente do gênero* ou identidade sexual da outra pessoa.
Demissexual: só sente atração sexual se já tiver um vínculo com a pessoa. 

Agora, sim introdução finalizada. 

E assim como existe orientação sexual, existe orientação romântica/afetiva, como preferir. A nossa orientação sexual não determina por quem nos sentimos atraídos sentimentalmente — ao contrário do que pensei por 16 anos. Orientação afetiva determina por quem nos sentimos romanticamente atraídos. Pelo gêneros — ou gêneros pelos quais — desenvolvemos sentimentos românticos. De quem gostamos, romanticamente falando. Costumo entender que é pelo gênero/s que nosso coração presta atenção.

Assim como a orientação sexual, temos:

Heterromântico: Sente atração romântica pelo gênero oposto.
Homorromântico: Sente atração romântica pelo mesmo gênero.
Birromântico: Sente atração romântica por ambos os gêneros (partindo do princípio binário).
Panrromântico: Sente atração romântica independente do gênero.
Demirromântico: só sente atração romântica quando possui um vínculo com a pessoa.
Arromântico: Não sente atração romântica.

Na maioria dos casos a pessoa homossexual é homorromântica, a pansexual é panrromântica, etc. E talvez fosse bem mais fácil se todos fossem assim, mas a parte que é minoria existe, e nem é tão pequena assim. Orientação afetiva não é a mesma coisa que orientação sexual e as pessoas podem não ter as duas iguais. O wikipédia está errado.

Uma pessoa pode ser heterossexual, birromantica. Homossexual, héterorromântica. Panssexual arromântica. Assexual birromântica... Ficou claro, né?

Internet brasileira tá muito pobre nesses assuntos, até hoje só me lembro de ter visto o ConversaCult falando sobre isso entre os sites que leio. E as pesquisas no Google às vezes te deixam bem na mão. Há muito mais conteúdo em inglês (sempre ele). Ou seja, estamos do lado do abismo sem muita informação na nossa língua. E visibilidade é ainda pior.

***

Obrigada a tatii, miga linda, que ajudou que eu não pagasse micão <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário