2.7.16

"Uma carta de amor para o mundo dos livros "

 :

Acontecem coisas quando estou lendo um livro. Só sei dizer assim. Nem mesmo é necessário ser um livro que me faça gostar dele todo ou da maior parte. Esse ano, como é possível ver na página "Leituras" do blog, eu não tenho estado em contato com muitos livros. Só que assim como um amigo previu em janeiro, todos eles de alguma forma se conectaram comigo. E se já acontecem coisas quando leio livros, acontecem muito mais quando eles se conectam comigo, mesmo que só por alguns trechos, o que teve também. Embora isso não importe tanto agora, afinal, esse post é mais para aqueles livros que se mostram bons em sua maior parte.

Já é provado cientificamente que ler acalma, diminuí a ansiedade, aumenta a empatia etc* (não vou dizer que melhora memória, afinal a minha é péssima, mas há quem diga que sim...), olha o quanto de beneficio! Além disso, me deixa mais calma e leve. Sempre quando leio um trecho bom e vou conversar com alguém aqui em casa eu rio e faço graça ainda mais facilmente. É apenas maravilhoso.
*desculpem não linkar com matéria comprovando, eu estou com sono e o Google não quer ajudar muito hoje. 

E eu sinto coisas. Coisas que vão além de alegria por uma vitória da personagem, de apertos no peito em cenas tensas, de coração disparado naqueles minutos antes das coisas finalmente acontecerem ou de surtos por causa dos ships.... São sensações que eu não sei descrever além de "akdjadhaadak" que são despertadas em mim - e que ainda estou tentando entender -,  não é que um acontecimento na história me deixou assim, é o ato de ler fazendo que essas sensações surjam em mim.

Lembro especialmente de quando eu estava lendo o livro mais complicado de pegar o jeito que li esse ano (sem citar nomes, vamos manter a classe, por hora), cochilei enquanto lia um capítulo especialmente metido a poético. Acordei uns vinte minutos depois com a sala invadida pela meia luz do fim do dia, o livro sobre minha barriga e a coberta até minha cintura. Naquele momento eu conseguia aproveitar cada detalhe de tudo ali, e me sentir feliz pela hora exata que acordei. A hora exata em que a sala tinha aquela cor com a luz do fim do dia que eu adoro e com frases que li antes de cochilar rodando na minha cabeça.

Em seguida eu quis eternizar aquele momento, sabia que ele duraria pouco demais, e a sala ficaria cada vez mais escura. Conforme a luz  mudava, aqueles sentimentos iam enfraquecendo. Lamentei antes da hora. E como eu sabia que seria, tive que voltar a vida real e deixar aquilo tudo pra trás.

Foi um dos momentos mais especiais que tive esse ano. E não sei descrevê-lo bem o suficiente. Sei que ele aconteceu quando tinha que acontecer e quando eu precisava que acontecesse. E não quero esquecer dele. No entanto, quando mais os dias passam - e já se passaram meses - mais difícil é me lembrar da sensação.

Sempre me sinto clichê e leviana dizendo que amo ler, parece tão genérico e desgastado. Só que não sei como descrever de outra forma o quanto aprecio estar lendo um livro. Conhecendo uma história, sendo guiada por uma personagem. O quanto isso me faz bem e me faz ser e estar melhor.

Não soa verdadeiro porque quando estou longe essas coisas ficam apenas como conhecimentos e não como sentimentos. Sentimentos que não podem ser resgatados só porque quero. Eles precisam que eu esteja lendo para acontecerem. E, infelizmente, tenho neglicenciado demais essa parte da minha vida e de mim. Sim, de mim. Quando eu estou lendo eu consigo me conectar com algo dentro do meu próprio ser que só alcanço por meio da leitura. É estranho falando, mas acredite, é uma sensação maravilhosa.

Nada mais no mundo me faz sentir como me sinto lendo uma história que estou gostando. E desejo que todo mundo posso sentir isso, ainda que, sejam sentimentos que só duram o tanto que a tal boa história dure.*
*Eu sou do time que acha melhor ter amado e perdido do que jamais ter amado e tal. 

(o título deste post foi inspirado na sinopse do livro que me fez querer vir escrever. era pra escrever sobre ele só que no meio do caminho acabei escrevendo isso aí que você acabou de ler!)

Um comentário:

  1. QUE POST LINDO, POÉTICO, FILOSÓFICO.
    tem umas frases aqui que vou levar para vida!
    Falou tudo tudo, expressou -como sempre - o que eu nunca consegui definir.
    Maravilhosos!

    ResponderExcluir