14.7.16

Um post sobre edição

Então tinha esse conto... Era um conto sem final, sem nome, sem conclusão, abandonado em meio aos meus arquivos no meu computador desde o final de novembro de 2015. Por que desde novembro?Porque nesse mês, o mês não só do meu aniversário, mas também do NaNoWriMo — aquele desafio de escrever 50 mil palavras em 30 dias — o Supernovo lançou um concurso de contos, em que qualquer pessoa podia enviar um conto que respeitasse o mínimo de 5.000 palavras e o máximo de 8.000 e se encaixasse no tema "Madrugada".

Nessa época eu estava sem escrever havia muito tempo e querendo de algum jeito voltar e quando fiquei sabendo do concurso resolvi me jogar e ver no que dava. Foram dias procurando uma ideia até que graças há um clipe a bendita inspiração veio e eu pude começar. Isso já no meio de novembro e eu achando tudo mais ou menos. Resumindo para você, o prazo para envio foi adiado para até 31 de dezembro, mas isso já não adiantava nada porque muito antes de novembro acabar eu abandonei o conto. Não tenho certeza de todos os porquês, mas provavelmente graças a preguiça e a insatisfação.

De verdade nunca achei que iria voltar a mexer no arquivo desse conto ou escrever o final, muito menos editar e concluir. Mas aconteceu!

*festa*

Julho de 2016 começou. Eu estava de férias há algumas semanas entrando na fase de não saber o que fazer com meu tempo livre. CampNaNo também tinha começado e eu acordei no dia primeiro com vontade de escrever!! Sei que essa vontade só surgiu porque eu estava lendo um livro que estava amando.  Se querem uma dica, leiam, leiam muito. Não sejam como eu que só li seis livros esse ano ~shame on me reader

Mas escrever o quê? é sempre uma questão complicada para mim, desde um pouco mais de um ano. Tentei uns post e tudo mais, mas queria uma história. E graças ao universo, eu tinha pensado nesse conto nos últimos dias, aí resolvi unir as coisas e concluir ele.

E sobre o que escrever e como achar o gancho pra terminar:



Naquela tarde, quando eu finalmente tive um tempinho pra abrir o arquivo, eu pensei "batata batata batata" repetidas vezes, abri o arquivo e escrevi uma frase que adorei. Viva as batatas e viva a tatii! Eu conclui o conto naquela mesma noite.

No dia dois, eu comecei a edição! Com 35 páginas pra ler e arrumar...

Agora vamos ao que interessa, já que todos estão introduzidos no assunto e sabe da sequência de fatos que importa.

Eu dividi meu processo em  duas edições (chamarei de primeira e segunda fase) e outra releitura.

PRIMEIRA FASE 

A primeira fase me iludiu e me deixou achando que não sofreria demais. Eu não sei bem o que aconteceu, mas nessa primeira eu fiz menos mudanças, ou sofri menos com elas do que na segunda. Acho que no fundo, a primeira foi só pra arrumar alguma incoerência e cortar o que realmente era lixo. Foi depois que o bicho pegou de verdade.

Graças a Deus que antes de entrar na edição eu me dei um dia de folga pra esfriar a mente e dar aquela distanciada que sempre ajuda. Se vocês repararam tudo que já editei foram coisas bem antigas. Antigas até demais, mas a dica que dou é deem um tempo que considerarem adequado depois de escreverem para começar a edição. E se houver mais de uma fase de edição, tirem um dia de folga aí no meio. Nesse dia tudo vai colaborar pra você editar, ao contrário dos outros, mas você precisa ser forte e saber que o que você tá fazendo, é se afastando pra julgar melhor depois. Eu confio em você!
Para exemplificar eu tirei a folga na segunda: silêncio dia todo, paz, grupos silenciosos.
Sábado e domingo que eu estava editando: barulho, notificação, conversas, família te fazendo sair de casa. Post implorando pra ser escrito... eu ficando loka. Mas tudo bem, porque deu tudo certo no final e foi maravilhoso estar editando e com o Luft movimentado!!

SEGUNDA FASE

Teve eu sofrendo sem saber o que cortar, se devia cortar isso ou aquilo ou nenhum dos dois ou tudo.

Teve eu sem saber se eu já soube editar alguma vez na vida.

E se na primeira fase eu dizia que não parecia edição, na segunda eu falava que parecia demais e que tudo estava ruim. Se você estiver passando por edições, tá ruim, mas a gente consegue arrumar com um pouco de calma, persistência e sorte. Continue a nadar!

Teve eu sofrendo com falta de consistência nos tempos verbais.

Teve eu nem dormindo direito pois envolvida com a edição demais pra fazer coisas mundanas como dormir. (não recomendo)
Teve eu me perguntando porque não planejo personagens antes. Algo muito engraçado (pelo menos pra mim): a personagem homossexual faz um comentário sobre um cara bonito no começo e eu demorei tempo demais pra perceber meu erro.

Esse conto foi um claro exemplo de personagens e história que não te obedecem, porque antes de começar a escrever eu tinha essas duas personagens e eu sabia quem faria o quê, quem tinha orientação sexual x e por aí vai, mas na hora de escrever elas quiseram outra coisa e ai bagunçou tudo minha mente e gerou umas partes loucas, mas eu amo elas apesar de tudo.

Teve euzinha tentando tomar decisão pra personagem e o Zeus (cachorro de casa) não deixando.

COMENTÁRIOS GERAIS

Querida Helena de 6 de julho, é sim. Muito normal, tudo que precisa fazer é continuar!

Na edição suas anotações do que mudar melhorar se multiplicam como a hidra. A cada uma que eu riscava, mas duas apareciam.

Editar pode te roubar a felicidade em alguns momentos. Mas te deixa satisfeita em outros. Não que seja uma balança equilibrada, mas a gente continua.

Começar a editar é mais difícil do que a edição na maioria das vezes. Nos dias mais chatos eu enrolava e não ia editar nunca, até que tomava vergonha e aí quando via tava envolvida. e me arrependia de ter demorado, porque era tarde e eu estava cansada pra continuar por muito tempo.

Apego não vai te levar a lugar nenhum.

Não é só sobre cortar lixo. Algumas vezes você tem que cortar trechos que você adora, que são engraçados ou fortes, simplesmente porque não está te ajudando, nem ajudando a história. </3

A prova:

Às vezes parece que você nunca conseguirá terminar, salvar o arquivo e sentir que concluiu a missão, mas de repente numa quinta-feira de manhã você finaliza, bem no dia que queria terminar e pode ir "viajar" com a miga e o migo felizinha. I ME FEEL GOOD!

Se eu fosse resumir a edição em gifs:

tea:
isso não é um gif, mas lidem.
Miss Bennet | Isadora Ferreira

NaNoSaga #2 - A semana que começou atrasada e falhou miseravelmente. | Miss Bennet | Isadora Ferreira

Dia dos não namorados
quem é a trouxa agora em, personagem????? 
f9ba1af4-0280-4e1b-835e-bf1a0dd9e1bf.gif (500×251)
"de quem estamos falando mesmo?"

Miss Bennet
mentira verdade mentira 

Miss Bennet | Isadora Ferreira

Hufflepuff & infj - Introverts when other introverts tell us they have...

Dia dos não namorados

Brigadeiro de Amora

I DO IT I DO 
Agora o momento pelo qual eu esperei dias pra contar e que vai explicar esse gif maravilhoso pra vocês:

Dia dos não namorados

Houveram personagens que acharam que iam ser fofos quando não eram pra ser, me fazer fazer coisas que não estavam nos planos, e gostaria de dizer pra eles que: Vocês podem ter me driblado em novembro, mas agora é outra historia meus quiridinhos ESTOU COM MINHA ROUPA DE VADIA MÁ. Amo essa frase, a usarei pro resto da minha existência e irei protegê-la.

- Lena

Nenhum comentário:

Postar um comentário